terça-feira, 1 de setembro de 2015

Dormir com os pais

Uma peculiaridade que se destaca nos dias de hoje, na relação pais e filhos, é que, é cada vez mais comum os filhos dormirem na cama dos pais. Mas, por que será que estas crianças não estão ocupando seus quartos e suas camas? Por que elas insistem em dormir com os pais?
Recordo-me da minha própria infância, quando o quarto dos meus pais era um lugar que eu não tinha livre acesso, só entrava com permissão, assim como, o quarto dos pais dos meus amigos de infância. Também não me ocorre nenhum amigo, da época de criança, que dormia com os pais, nós tínhamos nosso quarto e sabíamos muito bem ocupá-lo. Assim sendo, o que caracteriza a queixa atual, de as crianças se recusarem a dormir em seus quartos?
Primeiramente os pais trazem a queixa de que as crianças não querem dormir sozinhas porque têm medo. Muitas vezes pergunto aos pais: medo de que? Eles não sabem exatamente me responder, me dizem apenas que elas têm medo. Também pergunto às crianças sobre o que elas têm medo, e da mesma forma, elas também não sabem me responder. Pode ser medo de ladrão, bicho papão, assombração, terremoto, morrer, etc. Nada mais do que normal que a criança seja invadida por uma série de medos, afinal, a vida não é cor de rosa, de fato, existem coisas ruins e perigosas na vida, e quanto mais às crianças crescem e naturalmente, se afastam da proteção dos pais, percebem isso, assim sendo, o medo faz parte do processo. Então, o que os pais devem fazer? Acolher o medo da criança, isso implicaria em deixa-la dormir no quarto dos pais, ou ajuda-la a enfrentar o medo, isso implicaria em determinar que a criança vá dormir no quarto dela.
Devemos ajudar a criança a dormir, no quarto que pertence a ela, dessa maneira a criança entende que o medo precisa ser enfrentado. Pais e criança podem encontrar uma forma de enfrentar o medo, como deixar uma luz acessa, dormir com um ursinho, deixar a porta aberta, etc.
A criança estar no quarto que é dela, também é importante, pelo fato de que ela possa compreender o lugar que ocupa na dinâmica familiar. Ela não é igual aos pais, ela não tem o mesmo direito que eles, ela é criança e filho, isso implica em uma grande diferença com os pais. Pais devem deixar que essa diferença realce, não podem deixar que os filhos acreditem que estejam na mesma condição dos pais.

As crianças devem ser interditadas, isso significa que devem entender que muitas coisas são proibidas (como dormir com os pais), que nem tudo é permitido, e isso tem tudo a ver com a percepção de limites, mas vamos deixar esse tema para outro post.


Nenhum comentário: